×

HISTÓRIA DO CEPE

O CEPE

O CEPE - Centro Esportivo Para Pessoas Especiais é uma ONG que representa um marco do esporte paralímpico no estado catarinense.

Uma proposta nova que surgiu como reflexão para a condução do paradesporto em Joinville, temos orgulho de nossa história e queremos dividir um pouco de nossa trajetória com vocês.

Uma proposta nova que surgiu como reflexão para a condução do paradesporto em Joinville, temos orgulho de nossa história e queremos dividir um pouco de nossa trajetória com vocês.

Projeto pioneiro o CEPE surgiu do sonho de duas professoras de educação física Ana Teixeira e Sonia Ribeiro, Ana era uma atleta do basquetebol convencional, em meados dos anos 90 iniciou sua carreira como técnica do basquetebol em cadeira de rodas e Sonia iniciando seus estudos na área de classificadora funcional. Ambas tiveram a oportunidade de percorrer por alguns anos o Brasil e outros países através de intercâmbios ou acompanhando competições paradesportivas.

Após curtas passagens em entidades sociais em Joinville e confederações nacionais, fundaram por um breve período um projeto pessoal chamado “Novo Rumo” que posteriormente deu origem a ONG CEPE, no ano de 2002 após observarem a carência de espaços voltados a prática de esporte para pessoas com deficiência física na cidade de Joinville, incentivando e coordenando um grupo de associados, onde estes pudessem independente da limitação física encontrar no esporte um elemento motivador, e consequentemente superar diversos obstáculos impostos, muitas vezes pela sociedade que não está preparada para atender as diferenças.

O basquete em cadeira de rodas foi a primeira modalidade desenvolvida pelo CEPE, a partir do basquete outros esportes foram estruturados. Paralelamente, o clube tornou-se um espaço para profissionalização do esporte paralímpico e contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas ao paradesporto no município de Joinville.

O CEPE é movido por desafios constantes e por mais desafiadores que estes sejam “desistir” nunca foi uma opção, chegar aos 20 anos nos dá muito orgulho, uma vez que o CEPE é atualmente uma instituição reconhecida no cenário municipal, estadual e nacional do paradesporto. Temos a convicção de que o apoio daqueles que acreditaram e acreditam no nosso trabalho foi fundamental. Deste modo a gratidão é um sentimento que nos acompanha.

Quando olhamos a jornada percorrida sentimos orgulho do trabalho realizado, trabalho este sustentado na responsabilidade e profissionalismo do grupo que caminha conosco.