CEPINHO (Escolinha de Esportes Paralímpico)
Cepinho (Escolinha de Esporte Paralímpico) - Atualmente o projeto desenvolve um núcleo de escolinha de esportes paralímpico onde alunos de 5 a 12 anos recebem informações e desenvolvem atividades práticas de esportes paralímpicos, atividades psicomotoras, educacionais, sociais e culturais dentro da educação informal, ao atingirem 12 anos os alunos são avaliados pelo profissional que atua diretamente na formação, após a avaliação ser concluída o aluno será encaminhado para uma das modalidades específicas de acordo com a sua deficiência física. As modalidades oferecidas pelo clube são: (Natação; Atletismo; Bocha Paralímpica; Basquetebol em cadeira de rodas e Futebol de sete). Os alunos que optarem por seguirem na modalidade paradesportiva são transferidos para os treinamentos específicos com os técnicos das modalidades, sendo monitorados até aos 18 anos pela supervisão e coordenação da escolinha durante o período de transição de categorias.
Os alunos com deficiência física que não tiverem aptidões e interesse para se desenvolverem como atletas na escolinha, serão encaminhados e incentivados a continuidade da prática da atividade física no projeto de extensão universitária ao esporte adaptado. (PROESA) - parceiro do CEPE. A partir desta idade (12 a 17 anos) o projeto do CEPE tem o foco na formação de atletas para as equipes de base do CEPE em cinco modalidades paralímpicas, a saber: Basquetebol em cadeira de rodas, Natação, Atletismo, Bocha Paralímpica e Futebol de sete, onde os atletas devem estar em consonância com as atividades da escola.
HISTÓRICO
O projeto Cepinho Escolinha de Esportes Paralímpicos teve início no ano de 2007 através de um evento teste, onde foram convidadas crianças com deficiência física da comunidade Joinvilense, região e alunos das instituições de ensino da rede pública e privada de Joinville, neste evento tivemos oportunidade de apresentar a proposta para professores e familiares do público-alvo de crianças com deficiência física a partir dos 5 anos de idade.
Então o departamento técnico do CEPE percebendo a lacuna que havia na sociedade e no município, resolveu no ano de 2009 fundar a primeira Escolinha de Esportes Paralímpicos do Sul do Brasil.
A partir daí foram realizadas parcerias com a secretaria municipal de educação e de esportes de Joinville, na qual a universidade Univille através do projeto de extensão PROESA (Projeto de Desenvolvimento do Esporte Adaptado) que desenvolvem um trabalho com atividades no meio líquido para pessoas com alguma limitação física, motora ou mobilidade reduzida, projeto que foi criado em 2004 pela Doutora Sônia Ribeiro no qual atende a comunidade.
E criou-se as parcerias entre ambos projetos PROESA e CEPINHO no ano de 2009, muitos alunos do CEPINHO iniciaram suas atividades dentro do projeto PROESA, como é realizado até o presente momento, então os alunos frequentam as atividades no meio líquido e depois atividades físicas no seco, visando os desenvolvimentos psicossociais, psicomotor, educacionais e culturais no formato reeducação dos alunos inseridos.
RESULTADOS DA ESCOLINHA DE ESPORTES PARALÍMPICA
Alunos formados no CEPINHO: 105
Atletas da formação atuantes: 11
Dos alunos da formação, a grande maioria está no mercado de trabalho, fazendo faculdade, concursos públicos, sendo empreendedores. Esse é o nosso propósito, proporcionar educação através do esporte, mais do que formar atletas é saber que os alunos estão trilhando uma caminhada de sucesso.