FUTEBOL DE 7 PC PARALÍMPICA
O Futebol de 7 PC é uma modalidade praticada por atletas com sequelas de paralisia cerebral, traumatismo craniano e AVC.
A equipe deve entrar em campo com pelo menos um atleta da FT 1, e no máximo um atleta da FT 3, caso isso não ocorra, a equipe deverá entrar em campo com um atleta a menos.
Na prática, a modalidade é muito parecida com o futebol convencional, porém possui algumas adaptações:
- A dimensão do campo é de 70m de comprimento por 50m de largura;
- As traves possuem 5m de largura e 2m de altura;
- A marca da penalidade máxima está localizada a 9,2m da linha do gol;
- Cada partida é dividida em dois tempos de 30 minutos com intervalo de 10 minutos;
- Cada equipe é composta por sete jogadores, sendo um desses o goleiro.
- Não há impedimento.
- Além da forma convencional, a cobrança do lateral também poderá ser feita com uma das mãos, desde que a bola toque imediatamente o solo após a sua execução.
HISTÓRICO DO ATLETISMO PARALÍMPICA CEPE/JOINVILLE
O CEPE possui a primeira equipe da modalidade do sul do país, fundada em agosto de 2011 e participa anualmente do Campeonato Brasileiro.
Contamos com o patrocínio da Drogaria Catarinense, e algumas parcerias como a ADE (Associação Desportiva Embraco) e Clube Sargentos 31 de Julho.
Estamos em constante busca de novos atletas para compor nossa equipe, por isso se você gosta de futebol e se encaixa no perfil da modalidade, ou conhece alguém que poderia fazer parte da equipe entre em contato conosco.
RESULTADO DO FUTEBOL DE 7 PC
No ano de 2015 tivemos um marco na história do CEPE na modalidade do Futebol de 7 PC, onde o time teve a honra de ser convocada para representar a seleção brasileira no torneio internacional realizado no Chile, conquistando o 3º lugar.
CLASSIFICAÇÃO FUNCIONAL
Os atletas são divididos em 3 classes funcionais, FT1, FT2 E FT3, conforme o grau de deficiência e comprometimento motor.
FT1 - Engloba atletas com maior grau de deficiência.
FT2 - Atletas com grau de deficiência moderado.
FT3 - Atletas com grau mínimo de deficiência e comprometimento motor.
Hemiparesia, diplegia (caracteriza a paralisia que afeta partes simétricas do corpo, por exemplo, a diplegia facial ou a diplegia de Little na paralisia cerebral.), tetraplegia, ataxia e espasticidade são algumas das deficiências elegíveis para a prática da modalidade.